terça-feira, setembro 22, 2009

Formulas Caseiras para o cabelo



Ola meninas!
Todas nós gostamos de ter o cabelo impecável, mas por vezes certos produtos levam-nos o dinheiro todo da carteira, no entanto há uma forma de poupar dinheiro e o cabelo fazendo os nosso próprios produtos com ingredientes 100% naturais!, pois como sabemos por melhores que sejam os tratamento venda nas lojas estes contém sempre uma percentagem , mesmo que pequena de "químicos".
Com estas receitas caseiras que aqui vos deixo é possível realçar o brilho do cabelo, dar mais vida ou uma nova luz ao nosso cabelinho!

Massagem nutritiva: (não aconselhável para cabelos oleosos) 
Uma massagem ao couro cabeludo uma vez por semana é uma das melhores maneiras para melhorar o aspecto do cabelo, uma vez que actua directamente na raiz do problema: o folículo piloso.
A manipulação da pele da cabeça e a estimulação da circulação sanguínea na zona das raízes além de fortalecerem o cabelo ajuda imenso a estimular o seu crescimento. Esta massagem ajuda também a dar um aspecto saudável e brilhante ao cabelo, além de todos estes benefícios para o cabelo é também muito relaxante!

Ingredientes:
100 ml de azeite, óleo de amêndoas doces ou óleo de coco
Uma colher de sopa de folhas de alecrim, ou de flores de camomila secas

Receita:
Deita o azeite ou o óleo numa taça e junta o alecrim ou a camomila. Põe o recipiente dentro de uma caçarola com água ferver e deixa em banho-maria durante meia hora.
Espera que o óleo arrefeça, e coa-o para retirar as ervas, guarda-o dentro do frigorífico até precisares dele.

Como utilizar:
Quando fores fazer a massagem, aquece algumas colheres de óleo numa taça em banho-maria, em seguida ensopa um disco de algodão, vai separando o cabelo com um pente e na "risca" do cabelo passa o algodão para ensopar o couro cabeludo.
Espalha o óleo por todo o couro cabeludo massajando com as pontas dos dedos.
Para finalizar, penteia o cabelo para espalhar o óleo, envolve a cabeça numa toalha aquecida durante meia hora e por fim lava o cabelo para retirar o óleo.

Champô fortalecedor:
Faz o teu próprio champô super fortalecedor com ervas medicinais e óleos juntamente com o teu champô favorito.

Ingredientes:
300 ml de água a ferver
30 g de flores de camomila, folhas de alecrim ou de alfazema ou uma mistura destas flores secas. (podes comprar nas ervanárias ou no caso de teres chá de camomila em casa, corta o saco e o seu interior serve perfeitamente!)
300 ml de champô
Uma colher de sopa de azeite ou de óleo de amêndoas doces ou de coco.
20 gotas de óleo essencial (hà à venda em ervanárias)

Receita:
Despeja a água a ferver sobre as ervas e deixa em repouso de um dia para o outro. No dia seguinte coa a água e deita fora as ervas, mistura essa infusão com o champô e adiciona os óleos.

Utilização:
Normalmente lava o cabelo com o champô, não te preocupes se parecer que o champô faz menos espuma do que anteriormente, é algo normal uma vez que juntaste os óleos e as ervas, apesar de fazer menos espuma o teu champô vai secar-te menos o cabelo e este terá um aspecto mais brilhante!


Condicionadores que reparam o cabelo e dão brilho:
A lavagem do cabelo retira os óleos naturais do mesmo, e se não aplicares um bom amaciador o teu cabelo vai ficar baço e muito difícil de pentear o que por sua vez leva o cabelo a partir-se.

Abrilhantador de ovo:

Ingredientes:
Uma gema de ovo
2 Colheres de chá de rum

Receita:
Mistura os ingredientes numa taça, mistura-os bem, tem atenção se estão perfeitamente homogeneizados.

Utilização:
Aplica a mistura no cabelo lavado e húmido. Primeira esfrega-o nas pontas  espalha-o pelo cabelo, em seguida passa-lhes um pente. Envolve a cabeça numa toalha durante meia hora, por fim enxagua o cabelo por água fria ou morna.

Reparador de abacate e coco.

Ingredientes:
Um abacate
Leite de coco

Receita:
Corta o abacate ao meio, aproveita a polpa e esmaga-a num recipiente.
Junta-lhe o leite de coco aos poucos e vai mexendo bem até obteres uma mistura suave.

Utilização:
Aplica-a no cabelo lavado e húmido, começa pelas pontas e vai espalhando até à raiz. Desembaraça o cabelo com um pente de preferência de dentes largos e deixa actuar durante meia hora, em seguida lava o cabelo.

Reflexos naturais:

Aclarar o cabelo louro
Para as meninas que têm o cabelo louro e queiram aclarar o cabelo já não precisam de gastar dinheiro no cabeleireiro e estraga-lo com os descolorantes.

Ingredientes: 
25 g de flores de camomila secas (o interior dos saquinhos de chá serve, ou chá de camomila em pacote)
100 ml de água mineral.

Receita:
Tritura as flores de camomila (no caso se ser o chá não é preciso porque já vêm trituradas) e põe-nas numa taça. Põe a água mineral a ferver e despeja-a sobre a camomila. Deixa repousar a infusão durante meia hora e depois coa-a.

Utilização:
Aplica esta infusão no cabelo e deixa actuar cerca de 20 minutos antes de o passares por água.

Para escurecer o cabelo:
Esta receita é óptima para quem quer dar mais vida aos cabelos castanhos, ajudar a dissimular os brancos e para as meninas que têm o cabelo louro platinado.

Ingredientes:
25g de folhas secas de salva (o chá também serve)
150 ml de vinagre de cidra

Receita:
Rasga as folhas de salva em pedaços, e põe-nas a cozer em lume brando numa caçarola com o vinagre cidra durante 10 minutos. Deixa repousar a mistura durante meia hora e por fim coa-a.

Utilização:
Aplica esta loção em todo o cabelo e envolve a cabeça com uma toalha durante meia hora. Enxagua bem o cabelo em água morna e lava-o normalmente.

Reflexos dourados:
Esta é uma receita excelente para quem tiver o cabelo castanho arruivado, ou louro palha, pois ajuda a realçar os reflexos arruivados  e dourados.

Ingredientes:
2 colheres de sopa de pétalas secas de calêndula ou 4 pétalas secas (procura na ervanária se à chá de calêdula ou vai a uma florista e compra a flor e depois poe a secar)
200 ml de água mineral

Receita:
Põe as pétalas numa caçarola e despeja a água por cima, deixa a cozer em lume brando durante 10 minutos. Deixa repousar a infusão durante meia hora e por fim coa-a.

Utilização:
Lava o cabelo normalmente, em seguida com a cabeça inclinada para uma taça ou alguidar, despeja a loção sobre o cabelo, deixa cair as gotas na taça/alguidar, volta a despejar o conteúdo que ficou na mesma num recipiente e repete a operação.