quarta-feira, setembro 01, 2010

Pincéis...para que servem...




Pincéis para sombra:


Pincéis achatados:
De forma arredondada na ponta e achatados, podem ser tanto de pelo natural como sintético, são os ideais para espalhar a sombra na pálpebra móvel, pois permitem que a cor fique intensa.
Os de tamanho mais pequeno são óptimos para certos pormenores, tais como iluminar o canto interno do olho, ou aplicar sombra junto às pestanas inferiores.

Pinceis para o côncavo e V externo:

Existem vários pincéis que servem para o mesmo efeito, vai depois de cada um de nós usar o que para si é mais prático.
Os pincéis para o côncavo são sempre suaves, para permitir esbater melhor a cor.
1 – Este pincel é mesmo, segundo muitas marcas, o especifico para o côncavo, pois em muitas marcas de cosméticos o nome que usam para este pincel é crease brush (pincel de côncavo), é um pincel redondo, foto e de cerdas de tamanho médio. É óptimo quando se quer um concavo mais marcado, para quem tem os olhos pequenos ou pouco espaço entre o côncavo e a sobrancelha.
No que diz respeito ao V externo, é óptimo para quando se quer um V um pouco mais definido, mas sem ficar com um traço muito “duro”, pois devido à sua forma redonda permite esbater a cor.
2 – Devido ao seu corte oblíquo, e à sua suavidade, este pincel é óptimo para o côncavo, pois o seu corte permite “um encaixe” perfeito nessa área.
É bom para marcar o V externo, no entanto não é muito fácil esbater o traço nessa zona usando este pincel.
3 – Pincel de tamanho médio ligeiramente arredondado, suave com pêlos de comprimento progressivos, formando uma ponta arredondada. Apesar de dos quatro não ser o mais adequado, também serve bastante bem para esta função. Devido a ser um pouco farfalhudo permite uma pincelada suave da cor. Óptimo para quando se quer um côncavo mais esbatido, não é aconselhável a quem tenha os olhos pequenos.  
4- Pincel arredondado, mais estreito na zona do cabo, com cerdas suaves e bastante farfalhudo (um bastante muito conhecido com esta configuração é o pincel 217 da MAC).
Este pincel permite uma suave pincelada de cor no côncavo. É o ideal para quando se quer um concavo mais suave, se tem os olhos grandes e se tem muito espaço entre a pálpebra e a sobrancelha. Também serve para esfumar.

Pincéis para esfumar:

Pincéis grandes, arredondados ou mesmo redondos, bastante farfalhudos e suaves, são os ideais para esbater as cores e fazer maquilhagens esfumadas.

1 – Pincel redondo mais estreito na zona do cabo, esta forma permite que as cerdas fiquem mais abertas na ponta e dai permitir uma aplicação da cor muito mais suave, como um véu de cor. O seu tamanho e forma, faz dele o pincel perfeito para fazer esfumados, para esbater a cor da pálpebra e aplicar a cor por baixo da sobrancelha.
2 – Pincel redondo de ponta direita (existem alguns deste modelo com a ponta arredondada), um pouco mais firme que o anterior, deixa a cor um pouco mais concentrada, devido ao seu tamanho, não é aconselhado para olhos pequenos.
3 – Pincel arredondado, idêntico aos comuns de sombra, de tamanho grande e cerdas macias. No caso das maquilhagens esfumadas em que se pretende uma cor mais intensa é o ideal, no entanto se apenas se pretende um véu de cor é melhor não escolher este pincel, ou então após aplicar a cor, passar um o pincel limpo para esbater mais a cor.
4 – Pincel arredondado, grande com corte oblíquo e farfalhudo. Permite esbater as cores e criar um esfumado suave. No entanto devido ao seu tamanho, não é aconselhável a pessoas que tenham os olhos pequenos.

Pincel delineador:
Pincel de ponta fina, cria uma linha muito fina, no entanto requer controlo e precisão, logo é preciso ter prática para usar o mesmo. Usado para por sombra apenas junto às pestanas, ou eyeliner em gel.











Pincel Obliquo:
Pincel plano e firme com a ponta cortada em bisel. Bom para as linhas rectas e para realçar a sombra junto às pestanas, é mais fácil usar que o anterior devido à sua firmeza.
É também usado para definir as sobrancelhas.





Esponja:




Haste com uma esponja pequenina, por vezes com uma em cada extremidade, espalha as linhas do lápis e as cores em pó, é bastante barato pois a maioria vem em caixinhas de sombra.
No entanto estraga-se com muita facilidade.








Pincel de cerdas curtas e firmes:
Ideal para aplicar a sombra junto às pestanas e esbater o traço do lápis quando se pretende um aspecto esfumado



Pincéis Para o Rosto:  

Duo Fiber:
É um pincel bastante versátil, serve para aplicar base líquida, em pó, blush, iluminador…Composto por dois tipos de fibras (as pretas que lhe dão consistência) e as brancas (super macias e flexíveis), permite uma aplicação da base fácil e um acabamento super natural. Devido à sua forma circular, além de ser super prático, pois banta uns movimentos circulares para espalhar a base pelo rosto, não deixa marcas/feito riscas no rosto.É um pincel de cerdas sintética, pois são os mais indicados para bases líquidas, uma vez que as cerdas naturais como são porosas têm tendência a absorver o produto quando o mesmo é líquido ou cremoso.

Pincel de base:
Pincel achatado, de ponta arredondada e cerdas cumpridas. Era o utensílio mais usado para aplicar base, antes de ter aparecido o duo fiber, e continua a ser o mais indicado quando se trata de base em stick ou cremosas, A aplicação da base não é tão prática como no caso anterior, no entanto é óptimo para esbater o corrector ou quando se pretende aplicar corrector num grande espaço de pele (por exemplo dissimular a vermelhidão nas maçãs do rosto).Para uma boa aplicação da base com este pincel é necessário tempo, pois este tipo de pincéis tem tendência a deixar uma espécie de riscas no rosto de a aplicação não for bem feita…



Pincel Grande para pó:
Pincel suave e sedoso com cerdas cumpridas e a ponta arredondada, é muito importante que seja de cerdas naturais para que seja mais macio.É ideal para aplicar o pó numa camada subtil e acabamento uniforme. No entanto se só usa pó no rosto, a esponja permite uma aplicação mais consistente e dissimula melhor as imperfeições.








Pincel de Blush:
Pode ser de ponta arredondada ou com corte na diagonal, se bem que este segundo costuma ser mais Permite que a cor aplicada nas maçãs do rosto tenha um aspecto natural.



 





Pincel para corrector de olheiras:
São perfeitos para qualquer tipo de produto. A ponta aplica o corrector no local exacto, como por exemplo borbulhas ou pequenas manchas, enquanto a parte lateral mistura e esbate as cores.Permite uma aplicação mais consistente, pois algumas vezes quando se usam os dedos, fica-se com mais produto nos dedos do que no rosto.


Pincel Fan:
Existe em 2 tamanhos.O maior e grosso e óptimo quando se pretende aplicar uma leve camada de pó. Já o mais pequeno é muito bom para aplicar o iluminador ou “varrer” a sombra de olhos que cai no rosto.




Pincel de Lábios:
Pincel pontiagudo ou plano de cerdas firmes.
Permite uma cor de lábios perfeita e de longa duração.
Cria uma cor uniforme e prolonga a duração do batom, no entanto é menos prático do que aplicar o batom directamente.