quinta-feira, julho 29, 2010

Bronzeado saudável e duradouro

Eu sei que este post já vem um pouquinho atrasado, mas provavelmente algumas de vocês ainda não foram à praia este ano.

Venho-vos dar umas dicas (que se calhar já não são grande novidade para algumas) de como conseguir um bronzeado mais bonito e duradouro, são coisas que tenho feito todos os anos e chego a Novembro com a marca do bikini, e não sou de apanhar muito sol, não sou do tipo de ficar deitada na toalha o dia todo a esturricar.



As medidas que devem tomar se pretendem um bronzeado duradouro são as seguintes:

- Ingerir muita água, pois mantém a pele hidratada, logo uma pele hidratada está também mais protegida contra as agressões dos raios solares.

- Consumir alimentos que contenham betacaroteno, pois este é um excelente antioxidante , logo previne o envelhecimento precoce, dá também elasticidade à pele, melhora a aparência e saúde de unhas e cabelos (bem que eu achava que o meu cabelo andava a crescer mais do que era habito). O mesmo ao ser transformado em vitamina A no nosso organismo, ajuda na produção de melanina, que é o que dá a cor a nossa pele e a protege.
Podemos encontrar o betacaroteno em frutas e vegetais de cor vermelha ou alaranjada, especialmente o tomate e a cenoura, pois têm uma grande concentração do mesmo.
Desde que li numa revista há uns tempos a trás que o tomate ajudava a manter o bronzeado, comecei a ingerir este alimento em mais quantidade, e de facto notei diferença em relação a anos anteriores.

- Esfoliar a pele 2 dias antes de fazer praia praia, ao remover-mos as células mortas da pele, a mesma irá ganhar cor com muito mais facilidade e ajudar também que a mesma perdure mais tempo, pois estamos a bronzear células novas na pele e não as que já estão mortas.

- Usar Protector solar é muito importante , pois evita que a pele queime e previne o envelhecimento precoce da mesma bem como reduz as hipóteses de contrair cancro de pele. Há muita gente que ainda têm a ideia errada de que o protector solar não deixa bronzear, mas é exactamente o contrario, pois como a pele está hidratada, a mesma ganha um bronzeado mais duradouro. Eu uso sempre no mínimo de factor 25 (este ano até estou a usar 30), pessoas de pele muito clara e sensível é melhor usarem de 40 para cima. Eu uso protector solar em tudo o que é sitio, uso no corpo, no rosto, nos lábios e uso no cabelo para evitar que o mesmo resseque, claro cada um especifico para a zona que pretendo proteger.

- No dia que se apanha banhos de sol, devemos optar por usar um gel de banho com propriedades hidratantes, pois vai ajudar a restaurar os níveis naturais de hidratação da pele.

- Usar um hidratante pós solar, o mesmo refresca, evita que a pele escame, ajuda a repor os níveis de hidratação e a maioria dos que há no mercado têm propriedades que ajudam o bronzeado a durar mais.

- Não deixar de hidratar a pele diariamente após o banho, pele hidratada = a pele saudável, logo bronzeado mais bonito.

- Praias ricas em iodo ajudam a obter um bronzeado de tonalidade mais dourada, e ajuda a bronzear mais rapidamente. Praias com limos são ricas em iodo, eu sei mete impressão, mas garanto que é verdade.

Produtos que eu utilizo:


Da esquerda para a direita:

Esfoliante de Açaí - O boticário:
Deixa a pele super suave e tem propriedades antioxidantes. Eu uso-o diariamente (excepto no dia que vou para a praia ou piscina), desde que que o faço a minha pele está muito mais suave, sem falar no aroma delicioso do açaí.

Protector solar FPS 30 - Mary Kay:
Adorei este protector solar, pois é ligeiramente perfumado (eu tenho de gostar do cheiro se não nada feito), tem uma textura suave, não oleosa de rápida absorção e é comedogénio, ou seja, não obstruí os poros,  deixa a pele hidratada e macia, e contém vitaminas antioxidante. O  mesmo pode ser usado também no rosto, e acreditem não deixa nada a pele oleosa, eu até o tenho usado no meu dia a dia, porque deixa a pele suave sem a deixar gordurosa.


Gel After- Sun - Mary Kay:
Perfumado tal como o protector solar, é um gel azul super refrescante, o mesmo contém extractos botânicos tranquilizantes e ajuda a evitar que a pele escame.


PS: Para as meninas que prefiram protectores solares sem aroma, experimentem os do boticário, eu gostei da textura na pele, mas como gosto de cremes e loções com cheiro...




Sabonete Cremoso para Banho Frutas vermelhas - O boticário.
Como já é habitual nas varias linhas da gama Nativa Spa, tem um cheiro que dá vontade de comer, faz me lembrar cerejas cristalizadas! Ele tem na sua composição amora, cereja e framboesa, é super cremoso e faz imensa espuma quando o meto no puff, logo dura imenso tempo! Este sabonete liquido é indicado até para peles mais secas pois mantém a hidratação natural da pele até 6 horas, por isso eu acho-o perfeito para usar após um dia de praia!


Diariamente uso 2 loções corporais, para não enjoar dos cheiros (eu enjoou dos cheiros com muita facilidade).

Loção cremosa hidratante tropical de maracujá e cajá - O boticário:
Além do maravilhoso aroma (que dura imenso na pele), deixa a pele super macia e perfumada, é óptimo para o verão pois têm uma textura leve. Contém Maracujá que tem um alto valor nutritivo e uma grande concentração de vitaminas e sais minerais. O Cajá possui uma grande riqueza de vitaminas que promove à pele hidratação. Eu uso este creme quando pretendo deixar a pele mais perfumada, quando não me apetece por perfume (ou seja quase sempre).

Body lotion Pear Glacé (néctar de pera, cassis e violeta) - Victoria's Secret:
Tem um cheiro suave e fresco, costumo usá-lo naqueles dias que pretendo por perfume e não quer misturar cheiros. Na sua composição (além dos descritos no aroma) contém aloé vera, aveia, extractos de uva (a uva é rica em antioxidantes), vitamina E e C.