quinta-feira, abril 01, 2010

Regras da Maquilhagem: Execução

Será que a maquilhagem tem regras? Bom na minha opinião, tem e não tem!
E devem se estar a perguntar então como é que é isso do tem e não tem?
É simples no que toca a execução da maquilhagem em si, temos algumas directrizes que podemos seguir, (no youtube existem montes de canais que ensinam a executar a maquilhagem, podem ver aqui o meu canal) no entanto cada um com a prática adquire os seus truques, e vem a descobrir que para si determinado processo funciona melhor do que outro. Não podemos pensar que tudo o que vemos os outros fazerem resultam connosco, mas caso não resulte não podemos dizer a essa pessoa que está errada e que não percebe nada do assunto só porque determinado conselho (que a pessoa deu porque consigo até correu bem, atenção há que distinguir coisas provadas, de coisas lançadas para o ar) não nos serviu.
Há muita gente que abomina as esponjinhas, no meu caso gosto de usar os aplicadores de sombra em esponja para esfumar lápis porque permite um melhor controlo, digo isto porque já experimentei várias formas de esfumar os lápis e as esponjas são o utensílio que mais gostei do efeito, por isso para mim é o mais indicado, (experimentem esfumar com um pincel e depois com a esponja e digam o que acharam, pois as vezes é fácil crucificar as pessoas e lançar pedras sem experimentarem).
No caso do pó solto, quando quero uma maior cobertura, também prefiro usar aquelas esponjinhas tipo puf (aquelas à antigas dos pós de arroz) porque dá uma maior cobertura do que com o pincel, uso isso ou quando só quero usar pó, ou quando vou filmar (raio das câmaras apanham nos todas as manchas e imperfeições!!!) ou quando vou sair etc, caso contrario uso o pincel.
Tenho uma amiga que já usou vários pincéis de base inclusive o duo fibre (que eu amo, acho que foi a melhor invenção :P) mas para ela continua a ser melhor a aplicação da base com as esponjinhas, e agora digam lá, alguém pode dizer que ela está errada? Bom ia então eu entrar em despiques com ela a dizer que não não a esponja não o duo fibre é que é bom e ela a dizer o contrario!!! Não faria qualquer sentido...
A nível de execução de maquilhagem algo que trás várias controvérsias é o uso de corrector, uns dizem que deve ser aplicado antes da base, outros depois e vá vamos lá formar uma guerra sobre isso... Eu digo que depende do corrector, e digo isto devido a várias experiências que fiz (sim porque a maquilhagem baseiam-se em testes e erros até acertarmos no que é melhor para nós), então é assim no caso de um corrector em creme ou stick, como é mais consistente eu aplico normalmente antes da base, porque se meto depois da base, o meu rosto irá ficar com manchas mais claras nuns locais do que noutros, e no caso das olheiras gosto mesmo de aplicar base com o dedo para cobrir bem o corrector e uniformizar o tom de pele, e aqui podem constatar que o mesmo resulta.
No caso de correctores líquidos como têm uma cobertura mais suave (excepto o flash iluminador d'O Boticário que tem uma cobertura fantástica para algo que é liquido e este eu aplico antes da base e se necessário um pouco depois) eu opto por aplicar depois da base, porque ao aplicarmos a base pode eliminar o corrector.
Algo que dou muita muita importância na maquilhagem são os pincéis, bom se não tiverem jeito mesmo que usem os pincéis mais XPTO do mercado não vai adiantar de nada, mas é lógico que os pincéis ajudam muito. Pincéis que são essenciais são: um pincel médio de esfumar (permite controlar melhor o esfumado, e sem um pincel destes não conseguem um esfumado a sério) um pencil brush que serve para marcar o V externo, o côncavo (quando pretendemos o efeito cut crease é excelente) esfumados junto as pestanas, iluminar o canto interno do olho...  os típicos achatados de sombra, um maior e um mais pequeno; um pincel de blush, um pincel de pó, e um pincel de base (seja aqueles achatados ou o duo fibre, usem o que seja mais adequado para vocês); estes são na minha opinião os pincéis indispensáveis, o resto são pequenos acréscimos...
Bom como o post já está enorme e não quero ser maçadora de mais, irei num proximo post falar sobre as regras da maquilhagem a nivel estético, o que fica melhor etc...