terça-feira, outubro 05, 2010

Base de maquilhagem

Uma boa preparação da pele, na minha opinião, faz o sucesso de uma maquilhagem. Eu prefiro preparar a pele e por apenas um pouco de rimel, quando tenho presa, do que fazer uma grande maquilhagem nos olhos. 
A nossa pele é uma tela onde vamos trabalhar e as bases ajudam nos a conseguir uma melhor aparência, pois por mais cuidados que tenhamos, a nossa pele não é perfeita (pelo menos para nós, pois encontramos sempre algum defeito), no entanto uma base mal escolhida, mal colocada ou em excesso pode fazer o oposto e deixar-nos com ar de boneca do museu de cera! Eu acho que mais vale mostrar uma ou outra imperfeição, do que coçar-mos a cara e ficarmos com base agarrada as unhas! Caso usem base diariamente não se esqueçam de à noite retirar a mesma muito bem para não prejudicarem a vossa pele. 

A base serve para uniformizar a cor da pele, disfarçar marcas manchas etc, nunca cometam o erro de usar uma base mais escura para "dar uma corzinha à pele"


Quando adquirem uma base devem ter em conta:
A sua cor
A textura
O tipo de acabamento
Propriedades extra (alisantes, protector solar)


A cor:
A base deve ser da cor mais aproximada da vossa pele, algumas pessoas cometem o erro de comprar uma base de maquilhagem mais escura do que a sua pele, porque querem dar um pouco de cor à pele, no entanto o que vão obter é um aspecto artificial e ficam a parecer uns palhaços.
Têm também de ter em conta que a tonalidade de base que usamos no verão não deve ser a mesma que usamos no inverno, no verão a pele está bronzeada, logo fica mais escura, no inverno a pele vai aclarando, por isso devem optar por uma base de uma totalidade para o verão e outra para o inverno (caso vão à praia e fiquem bronzeadas claro).


Como escolher a cor correcta:
A pele deve estar perfeitamente limpa para que possa ver melhor a sua tonalidade natural.
Experimentem a base no rosto (por exemplo linha do maxilar) e não no pulso como é habitual, pois a pele do rosto tem uma tonalidade diferente da do pulso.
Observem a base à luz do dia, pois algumas luzes artificiais alteram o aspecto da cor.
No caso de comprarem base por catálogo, peçam uma amostra à vendedora ou peçam um conselho, se ela estiver habituada a vender essas bases saberá aconselhar a melhor para o vosso tom de pele.


A textura: Existem vários tipos de base, cada uma permite um acabamento diferente, e serve para situações diferentes.


Base líquida: Cobertura fina e leve, de aspecto natural. É óptima para todo o tipo de pele sempre que pretende um resultado natural sem que se note que usa base de maquilhagem. Algumas marcas já oferecem bases liquidas com formula especifica para peles mistas a oleosas (que dá um acabamento mate e duram mais tempo) e outra para peles normais a secas (que deixam estas peles mais hidratadas durante o dia).


Base em gel: Fórmula com uma textura muito leve, que proporciona uma cobertura fina e translúcida. Devem usá-la se tiverem uma pele jovem e pretenderem apenas uma cor uniforme sem cobrir manchas.


Barra: Esta é uma base multiusos, serve de corrector e proporciona uma cobertura total com acabamento cremoso, pode ser usada em peles normais, secas ou mistas. Esta base dissimula manchas e cicatrizes, no entanto não é aconselhável para peles oleosas, por ser muito "pesada" nem pele com rugas pois a base pode acumular-se nas linhas finas.


Compacta: é uma 2 em 1 – base e pó na mesma fórmula, permite uma cobertura média a total, ideal para peles mistas, oleosas e normais, nada aconselhada para peles secas, pois pode secar ainda mais a pele nem para peles com rugas pois a base pode acumular-se nas linhas finas. Se costumam ter pouco tempo para a maquilhagem esta é a base ideal para vocês, pois não irão necessitar de usar corrector e pó.


Creme efeito pó solto: Formula cremosa que proporciona uma cobertura média e um acabamento semelhante ao do pó. Indicada para peles normais e mistas. Esta base aplica-se rapidamente e com suavidade.


Hidratante com cor: Cobertura leve, praticamente imperceptível, pode ser usada em qualquer tipo de pele. 


Creme/ mousse: Cobertura média a total com acabamento uniforme, deixa a pele hidratada, ajuda a dissimular as rugas de expressão por isso é a base mais indicada para peles secas e maduras. Algumas marcas já oferecem bases em mousse com formulação especial para pele oleosa. É preciso ter cuidado ao espalhar, pois se esta base for mal espalhada pode ficar com um aspecto artificial, além disso não aconselho o uso de pó por cima de uma base em mousse, pois irá sobrecarregar muito a pele.


Espero que estas dicas tenham sido úteis ;)