quinta-feira, agosto 05, 2010
Atendimento e Profissionalismo
Já há muito tempo que ando para fazer um post sobre este tema, mas infelizmente o tempo é curto e depois surgem outras ideias etc, mas decidi não adiar mais!
Como quase toda a gente sabe o bom atendimento é uma grande mais valia, digo quase toda a gente, porque há muita gente que trabalha nessa área e que infelizmente ainda não entendeu a importância de um bom atendimento, caso contrario não teriam as atitudes que têm!
Na minha opinião, quando se trabalha no atendimento ao publico há 3 factores muito importantes:
- Conhecimento do produto (muita gente nem sabe o que está a vender)
- A simpatia (quantas vezes somos atendidos com 2 pedras na mão...)
- A aparência (sim conta muito, por exemplo não vai alguém estar numa loja a vender maquilhagem etc e notar-se que não usa...fica a parecer pouco coerente....)
Em relação ao primeiro factor (conhecimento do produto), na maioria das vezes não é só falha do funcionário, mas sim também da entidade empregadora, pois não dão a devida formação aos funcionários, no entanto não custa nada ao próprio funcionário tentar saber mais sobre o que vende, no meu caso por exemplo, não tenho formação dada por ninguém eu é que pesquiso sobre o que vendo etc (à excepção da Mary Kay que dá formação).
No outro dia fui a uma loja de animais para comprar um hamster, após observa-los na sua gaiola perguntei à funcionária qual a idade dos hamsters sirios (a espécie de hamsters mais comum, aqueles maiores), nisto a senhora responde: Ah nós temos aí é hamster anão... Apontei para a gaiola dos Sirios e digo: estes! Ao que ela responde: ah esses são hamters dos normais...
Ora eu penso: Bolas! Está à frente de uma loja de animais e nem sabe a espécie dos hamsters, uma coisa que é tão simples (não são como os gatos ou cães que há montes de raças!)! Claro que não irei voltar a essa loja, às tantas ia lá pedir algo para o Sonny (o meu hamster) e ela não saberia indicar, ou então fazia como já presenciei em muitas lojas, ler o rotulo para me explicar como fazer, que doses dar por exemplo no caso de vitaminas... e eu penso ena muito obrigada eu também sei ler!
Outro caso engraçado que me aconteceu foi na loja Clair's, chego lá e pergunto a uma das funcionarias: tem limas de vidro? Nisto ela responde: Temos cá limas não sei é se são de vidro ou não! Claro mal olhei para o local que ela me apontou das limas identifiquei logo as de vidro, não é assim tão difícil (digo já não têm qualidade nenhuma comprei duas, por 3.50€ cada e numa semana ficaram lisas, comprei nos chineses duas de vidro por 0.95€ e estão ambas impecáveis, alias ainda só utilizei uma, pois como está nova não tive necessidade de utilizar a outra).
E estes não são os únicos casos de falta de conhecimento por parte dos funcionários, mas se fosse falar de todos, este post nunca mais acabava...
Mas ainda há lojas em que os funcionários sabem do que falam (poucas na minha opinião), e sabem vender o produto! É o caso d'O Boticário, eu adoro o atendimento das lojas, se vamos à procura de algum produto sabem nos indicar qual o melhor e ainda mais explicam o porque de ser melhor, os ingredientes do mesmo etc que fazem o quê. Nos CTT de cabo ruivo também são impecáveis, se estou com uma duvida num tipo de envio explicam sempre muito bem qual o melhor e porquê.
A simpatia é extremamente importante, mas infelizmente é mais um factor esquecido pelos funcionários que trabalham com má cara! Eu entendo que , por vezes, para aquela pessoa, não seja o trabalho ideal, mas se não estão bem mudem-se, se têm mesmo de lá estar por falta de alternativas, então metam boa cara porque assim o tempo até custa menos a passar! Uma má cara é algo que afugenta logo os clientes, já basta quando vamos ás finanças, segurança social etc, (até hoje só apanhei 2 ou 3 pessoas simpáticas de todas as vezes que fui a esses sítios).
Na minha opinião onde se vê mais gente com má cara são nos hipermercados, eu sei que o ordenado é uma miséria, o trabalho secante, mas o cliente não tem culpa! Mas claro não são só hipermercados, acontece em vários ramos, restaurantes, lojas de roupa, portagens de auto estradas etc etc etc e falando em portagens de auto-estrada, passo várias vezes na A5, e os funcionários estão sempre com má cara, no entanto há lá um rapaz que é sempre simpático, deseja boa viagem e até bom fim de semana se for o caso (e não é por eu ser rapariga, porque quando vai o meu namorado ao volante as atitudes são as mesmas), ora o trabalho e tão bom ou mau para aquele funcionário como para os outros, ora se este é simpático e educado, porquê que os outros não o podem ser?
Bom exemplo de simpatia é mais uma vez O Boticário, já assisti à situação na loja deles do Saldanha de um cliente muito chato, chato mesmo, até eu já estava a perder a paciencia, mas o Bruce não perdeu a postura!
A aparência, parece ser o factor onde menos falham, pois a maioria das lojas tem uniforme próprio e claro aceitam os funcionário também na base da aparência como é lógico, pois estes são o cartão de visita da loja, mas já vi por exemplo na Sephora e na Perfumes e companhia, funcionárias mal maquilhadas e com tanta base que parecia que tinham estuque, ou saídas do museu de cera! Ora como é que estas irão aconselhar o cliente sobre produtos de maquilhagem e como utiliza-los se elas próprias parece não o saberem???
Bom só tenho a dizer as meninas e meninos que trabalhem no atendimento ao publico que pensem: como gostariam de ser tratados????
Etiquetas:
Cosméticos,
Maquilhagem,
O Boticário
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Não podia concordar mais, mas acho que o mais irritante é a falta de simpatia, com a falta de conhecimento eu lido, agora antipatia deixa-me zangada e triste porque eu faço o que posso para ser simpática para as pessoas. Enfim
ResponderEliminarBeijos, Ana
Ana : Sim nisso concordo contigo, acho que o não saberem pronto ainda escapa, agr a falta de simpática e arrogância da me vontade de dizer: faz favor livro de reclamações!
ResponderEliminarbjs
É verdade, também trabalho com atendimento ao cliente e isso é uma regra básica : SIMPATIA
ResponderEliminarClaro que tambem existem situaçoes de clientes malcriados, mas mesmo nesses caso ha que engoliar sapos. Eu nunca fui antipatica para nenhum cliente, porque temos que nos colocar no lugar deles.
Nao gostavamos que nos fizessem a nós.