terça-feira, outubro 05, 2010

Base de maquilhagem

Uma boa preparação da pele, na minha opinião, faz o sucesso de uma maquilhagem. Eu prefiro preparar a pele e por apenas um pouco de rimel, quando tenho presa, do que fazer uma grande maquilhagem nos olhos. 
A nossa pele é uma tela onde vamos trabalhar e as bases ajudam nos a conseguir uma melhor aparência, pois por mais cuidados que tenhamos, a nossa pele não é perfeita (pelo menos para nós, pois encontramos sempre algum defeito), no entanto uma base mal escolhida, mal colocada ou em excesso pode fazer o oposto e deixar-nos com ar de boneca do museu de cera! Eu acho que mais vale mostrar uma ou outra imperfeição, do que coçar-mos a cara e ficarmos com base agarrada as unhas! Caso usem base diariamente não se esqueçam de à noite retirar a mesma muito bem para não prejudicarem a vossa pele. 

A base serve para uniformizar a cor da pele, disfarçar marcas manchas etc, nunca cometam o erro de usar uma base mais escura para "dar uma corzinha à pele"


Quando adquirem uma base devem ter em conta:
A sua cor
A textura
O tipo de acabamento
Propriedades extra (alisantes, protector solar)


A cor:
A base deve ser da cor mais aproximada da vossa pele, algumas pessoas cometem o erro de comprar uma base de maquilhagem mais escura do que a sua pele, porque querem dar um pouco de cor à pele, no entanto o que vão obter é um aspecto artificial e ficam a parecer uns palhaços.
Têm também de ter em conta que a tonalidade de base que usamos no verão não deve ser a mesma que usamos no inverno, no verão a pele está bronzeada, logo fica mais escura, no inverno a pele vai aclarando, por isso devem optar por uma base de uma totalidade para o verão e outra para o inverno (caso vão à praia e fiquem bronzeadas claro).


Como escolher a cor correcta:
A pele deve estar perfeitamente limpa para que possa ver melhor a sua tonalidade natural.
Experimentem a base no rosto (por exemplo linha do maxilar) e não no pulso como é habitual, pois a pele do rosto tem uma tonalidade diferente da do pulso.
Observem a base à luz do dia, pois algumas luzes artificiais alteram o aspecto da cor.
No caso de comprarem base por catálogo, peçam uma amostra à vendedora ou peçam um conselho, se ela estiver habituada a vender essas bases saberá aconselhar a melhor para o vosso tom de pele.


A textura: Existem vários tipos de base, cada uma permite um acabamento diferente, e serve para situações diferentes.


Base líquida: Cobertura fina e leve, de aspecto natural. É óptima para todo o tipo de pele sempre que pretende um resultado natural sem que se note que usa base de maquilhagem. Algumas marcas já oferecem bases liquidas com formula especifica para peles mistas a oleosas (que dá um acabamento mate e duram mais tempo) e outra para peles normais a secas (que deixam estas peles mais hidratadas durante o dia).


Base em gel: Fórmula com uma textura muito leve, que proporciona uma cobertura fina e translúcida. Devem usá-la se tiverem uma pele jovem e pretenderem apenas uma cor uniforme sem cobrir manchas.


Barra: Esta é uma base multiusos, serve de corrector e proporciona uma cobertura total com acabamento cremoso, pode ser usada em peles normais, secas ou mistas. Esta base dissimula manchas e cicatrizes, no entanto não é aconselhável para peles oleosas, por ser muito "pesada" nem pele com rugas pois a base pode acumular-se nas linhas finas.


Compacta: é uma 2 em 1 – base e pó na mesma fórmula, permite uma cobertura média a total, ideal para peles mistas, oleosas e normais, nada aconselhada para peles secas, pois pode secar ainda mais a pele nem para peles com rugas pois a base pode acumular-se nas linhas finas. Se costumam ter pouco tempo para a maquilhagem esta é a base ideal para vocês, pois não irão necessitar de usar corrector e pó.


Creme efeito pó solto: Formula cremosa que proporciona uma cobertura média e um acabamento semelhante ao do pó. Indicada para peles normais e mistas. Esta base aplica-se rapidamente e com suavidade.


Hidratante com cor: Cobertura leve, praticamente imperceptível, pode ser usada em qualquer tipo de pele. 


Creme/ mousse: Cobertura média a total com acabamento uniforme, deixa a pele hidratada, ajuda a dissimular as rugas de expressão por isso é a base mais indicada para peles secas e maduras. Algumas marcas já oferecem bases em mousse com formulação especial para pele oleosa. É preciso ter cuidado ao espalhar, pois se esta base for mal espalhada pode ficar com um aspecto artificial, além disso não aconselho o uso de pó por cima de uma base em mousse, pois irá sobrecarregar muito a pele.


Espero que estas dicas tenham sido úteis ;)




6 comentários:

  1. olá!!
    bom, olha jáa usei essa marca mas não me dei muito bem. sinceramente, não gostei muito. Depende muito da pele...

    bjocas!!

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Que boas informações! Preciosas na escolha de uma boa base!

    Tenho 2 perguntinhas:

    - qual a base que mais aconselhas, neste momento, para peles mistas a oleosas?

    - que tipo de acabamento de base aconselhas a peles oleosas? Eu ando a considerar o mineralized pressing powder da MAC mas não estou muito certa...

    Beijoca,
    R.

    ResponderEliminar
  3. Luka: Qual marca???Eu não mencionei nenhuma marca no post...aquela foto é apenas exemplificativa não indica que me esteja a referir propriamente àquela base ou a outra qualquer...

    R. : Eu gosto da para peles oleosas da MK ou a em mousse para peles oleosas da essence. Acabamento mate sempre...

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu refiro-me á que está na imagem!! Desculpa, esqueci de mencionar!! :)

    Para já estou-me a dar bem com uma da Estee Lauder... A minha pele devia ser estudada... não é facil!!
    LOL

    Bjocas

    ResponderEliminar
  5. Luka: Ah sim linda, pois mas as bases sao como os cremes nem todos dão para toda a gente ;)
    bjssss

    ResponderEliminar
  6. Polegares para cima para a parte das pessoas escolherem bases escuras. Eu ando na escola e vejo raparigas com a cara morena plastificada e o peito branco, é simplesmente estupido, fora agora a moda de usar baton branco, mas isso é outra historia. Estas dicas são completamente essenciais, é raro encontrar informação assim!
    Bjs=)

    ResponderEliminar